Sábado, 30 de Setembro de 2006

A panorâmica actual da raça

 

O autor do livro "The New Pekingese" avalia que  nos EUA e Europa a raça está geneticamente bem. "Porém, observa que alguns criadores, para não prejudicar a pelagem, deixam de exercitar seus cães  e chama a atenção para o facto de que o exercício é importante, para aumentar a musculatura e proporcionar maior robustez no tronco, o que favorece a marcha roll (bamboleio) típica, com um balanço lento, e sem oscilações as quais  podem ser causadas por falta de musculatura nas pernas traseiras".Nos EUA a raça está na 26ª posição com 16.869 exemplares e na Inglaterra na 22ª com 2.002.   No Canadá e EUA, cerca de 230 Pequineses participam em cada monográfica, e nas gerais, por volta de 50.  A raça pequines  no Japão, subiu quatro posições no ranking de registros desde 1989 para cá, ocupando o 22º lugar,  contando 1.722 exemplares registrados em 1993. No  Brasil apresentam-se, 3 ou  4 exemplares em exposições da raça. Em Portugal o afixo Pekesville expôs durante quase 20 anos e obteve reputação nacional e internacional .Hoje a situação é quase idêntica á do Brasil com um criador conhecido e mais ou menos meia dúzia de exemplares presentes em exposições

                

É impressionante como as pernas arqueadas lhes permitem caminhar, correr ou trotar.

andar rebolante, típico da raça

Chame como quiser: gingue, bamboleio ou “roll”, o pequinês tem um jeito de andar que agrada até aos menos simpáticos a raça.
Devido a sua estrutura ósseo-muscular, a movimentação do animal em compasso suave gera um rebolado característico perceptível desde a mais tenra idade.
Os membros anteriores curtos e arqueados, com as patas ligeiramente voltadas para fora, associado aos membros posteriores retos e curtos, e estas patas tocando levemente o chão e tendendo para o eixo central, fazem o animal, no ritmo do andado, movimentar-se com um balanço lento e garboso na sua dianteira. Chamamos esta movimentação de “roll”. Pode ou não haver um leve rebolado posterior.
texto retirado do canil damabiah
publicado por pfmc às 14:58
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

.mais sobre mim

.posts recentes

. Omeu visual neste verão

. o kingkong actualmente

. ...

. Amigos na exposição de Li...

. Exposição canina em Lisbo...

. reserva de cac e cacib

. feliz 2006

. pequigense

. Na onda

. Pekes amorosos

. gif´s

. PEQUINÊS_Tempo de exercí...

. A aparência geral dum peq...

. Diferentes etapas na vida...

. A face dos Pekes

. A panorâmica actual da r...

. ...

. Pekes aos "montes"

. LOP

. Os " brincos "

. Dum pequinês espera-se so...

.favorito

. PEQUINÊS_Tempo de exercí...

.links

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO

.subscrever feeds